Projetos de Pesquisa
Uso eficiente de fertilizantes
A perspectiva de aumento populacional nas próximas décadas tem impacto direto na necessidade de incremento da produção agrícola. O aumento da produção está relacionado com o condicionamento da fertilidade do solo, do ponto de vista químico, físico e biológico. Em solos com grau de desenvolvimento avançado, onde há grandes quantidades de óxidos de Fe, o manejo do fósforo torna-se fundamental para alcançar produtividades satisfatórias, devido à grande interação química entres os fosfatos, óxidos de Fe e matéria orgânica. Esta interação química pode ser alterada pelos ânions que estão presentes no solo, por microorganismo que podem promover a dissolução de fósforo e por reação de fotocatálise desencadeada pela incidência da luz solar sobre o solo.
Uso de resíduos industriais na Agricultura
Com o aumento da população, nos próximos anos o mundo demandará de mais alimentos, consequentemente requer um aumento de produção, exigindo mais das áreas agrícolas. O principal fator a ser considerado é a nutrição adequada as plantas, dependente dos processos químicos, físicos e biológicos do solo, e dos sistemas de manejo e fertilização. Assim, surge a preocupação em buscar meios alternativos a utilização de fertilizantes minerais, como os resíduos industriais que podem conter valores de nutrientes satisfatórios, além de reduzir custos e dar um destino adequado para um, até então, resíduo.
Produção de lúpulo na região Centro Sul do Paraná
O lúpulo (Humulus lupulus) é uma planta herbácea utilizada na indústria cervejeira para aportar amargor e aroma à cerveja. O cultivo desta planta é uma alternativa a ser considerada para produtores rurais do Sul do Brasil, visto que todo o lúpulo utilizado na indústria cervejeira é importado. Algumas regiões têm condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento desta cultura, porém não há informações sobre as necessidades nutricionais e a adaptação da cultura nos solos sulistas